top of page

Vai viajar no final do ano e ficou menstruada?



Lidar com o período menstrual durante uma viagem pode ser muito desconfortável, especialmente no verão. Para algumas mulheres, ir à praia, frequentar uma piscina, acaba virando um grande problema. Afinal, como ficar à vontade e curtir as férias durante a menstruação?


É muito comum pular o ciclo menstrual fazendo uso de pílulas anticoncepcionais. Ao tomar duas cartelas seguidas da medicação, sem intervalo, é possível adiar o ciclo para o mês seguinte, porém ainda existe o risco de algum escape.


Na internet há uma enxurrada de receitas caseiras que prometem parar a menstruação momentaneamente. Definitivamente, beber álcool com limão três vezes ao dia, não é a solução mais eficaz para bloquear o fluxo menstrual, o máximo que pode acontecer é você ficar com tontura depois de tanta caipirinha.


Se você deseja interromper a menstruação temporariamente, o ideal é buscar orientação com o médico ginecologista. Com certeza, ele vai ajudá-la a encontrar uma solução segura e eficaz para você poder aproveitar melhor a sua viagem.


Aproveite o verão mesmo menstruada!

É claro que é possível tomar sol, ir à praia e à piscina menstruada. Se você ouviu dizer por aí que o sol ou mar aumentam a cólica ou fluxo sanguíneo, saiba que não é verdade e muito menos podem fazer mal à sua saúde.


A menstruação não impede você de pegar sol, na realidade ela não te proíbe de fazer absolutamente nada. Portanto, se você tem vontade de colocar um biquíni e mergulhar numa piscina, fique tranquila! Não existe risco nenhum, você não vai contrair uma infecção por causa do cloro, o sangue menstrual não contamina a água da piscina e muito menos pode atrair tubarões, caso queira entrar no mar.


Atualmente, o mercado oferece diversas possibilidades de proteção para que você possa se sentir mais segura e confiante. Além da calcinha absorvente, o coletor menstrual e o absorvente interno são excelentes alternativas para quem deseja nadar e realizar práticas esportivas com mais liberdade de movimento.


Absorvente interno ou coletor menstrual?

Escolher o tipo mais discreto e eficiente de proteção nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é preciso entender bem as diferenças entre cada um, para assim poder optar pelo que for mais adaptável a sua rotina.


Muita gente não sabe, mas a ideia do absorvente interno não é tão recente assim. Ele surgiu na década de 30, nos Estados Unidos e na Alemanha e desde então promoveu uma verdadeira revolução no modo de uso dos absorventes.


A praticidade que, tanto o absorvente interno, quanto o coletor oferecem durante o ciclo menstrual é incomparável com os absorventes descartáveis que, muitas vezes, marcam e fazem volume sob a roupa. Além disso, são muito mais higiênicos e dificilmente vazam ou sujam a roupa íntima.


O coletor menstrual ou copinho, é inserido dentro do canal vaginal e foi desenvolvido para coletar o sangue, podendo ser esvaziado e higienizado a cada 6 horas. Feito de silicone, ele é reutilizável e o material é sustentável.


Já os absorventes internos são feitos de fibras de algodão que se expandem e se adaptam facilmente ao canal vaginal. O tamanho do absorvente (pequeno, médio, super plus) é conforme a intensidade do fluxo e quando usados da forma correta, não causam vazamentos e nenhum incômodo.


Livre-se dos tabus e aproveite sua viagem!

Foi a época em que as mulheres precisavam inventar uma série de desculpas para não entrar na água durante o período menstrual. Hoje em dia, nadar no mar ou na piscina, praticar esportes ao livre e usar roupas justas com segurança e confiança é mais do que possível, e acreditem, faz muito bem à saúde.


Não existe nenhuma razão para você deixar de fazer o que gosta só porque está menstruada. Ao contrário do que diziam no passado, nadar, por exemplo, pode aliviar os sintomas provocados pelas cólicas e as atividades físicas ajudam a prevenir a síndrome pré-menstrual (SPM), também conhecida como tensão pré-menstrual (TPM).


A menstruação é algo natural no universo feminino e mudar a percepção negativa em torno do assunto permite esclarecer dúvidas e ajuda a mulher a sentir confiança e agir com mais naturalidade, ficando a vontade em qualquer situação.


Dúvidas sobre a menstruação são absolutamente normais em qualquer idade. Se você precisa de ajuda para entender melhor alguma questão, a RCA Clínica Médica reúne várias especialidades médicas, inclusive ginecologia, para cuidar do bem-estar e da saúde feminina.


Venha nos visitar!



bottom of page